sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Sapateado


O que é ?


   Sapateado é um estilo de dança,originalmente irlandesa, na qual os dançarinos produzem sons sincopados, ritmados com os pés.                       

Origem


   Sabe-se muito pouco a respeito das origens do sapateado: algumas das suas primeiras manifestações datam de meados do século V. Posteriormente, desenvolveu-se a partir do período da primeira Revolução Industrial. Os operários costumavam usar tamancos (clogs) para isolar a umidade que subia do solo e, nos períodos livres, reuniam-se nas ruas para exibir sua arte: quem fizesse o maior e mais variado número de sons com os pés, de forma mais original, seria o vencedor. Por volta de 1800, os sapatos foram adaptados especialmente para esta dança. O calçado era mais flexíveis, feito de alumínio, e moedas eram fixadas à sola, para que o som fosse mais limpo. Mais tarde, finas placas de pedra (taps) passaram a ser fixadas no lugar das moedas, o que aumentou ainda mais a qualidade do som.
   Nos Eua desenvolveu-se o chamado sapateado americano, introduzido no país por volta da primeira metade do século 19, na fusão que uniu ritmos e danças dos escravos, que já possuiam um estilo de dança próprio baseado nos sons corporais, com os estilos de sapateado praticados pelos imigrantes irlandeses e colonizadores ingleses.

Curiosidades


   O Sapateado faz muito bem para a saúde e é recomendado para pessoas de qualquer tipo físico. É indicado a partir dos 4 anos de idade, com muito trabalho lúdico e desenvolvimento rítmico e da criatividade. Traz inúmeros benefícios para o corpo, fortalece o abdomem com os saltos, que exigem boa postura e fortalecimento deste local. Trabalha panturrilha e coxas, além de várias regiões como braços, que atuam na sustentação do corpo e equilíbrio.


Sites de Vídeos 



http://www.youtube.com/watch?v=6WoFzowBh3U
http://www.youtube.com/watch?v=8YtQAJQlpsw
http://www.youtube.com/watch?v=lTN-NPtNOHU
http://www.youtube.com/watch?v=qcs09ZaskiM


Trabalho feito por Andressa Ferreira N° 02

Nenhum comentário:

Postar um comentário