sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Jazz Dance


O que é ?


   O jazz Dance é uma das mais importantes formas de se expressar artísticamente, recebendo modos de diversos outros estilos e princípios técnicos do ballet e dança contemporânea.  O jazz tem certas características marcantes, incluindo a isolação, uma explosão de energia que se irradia dos quadris e um ritmo pulsante que dá o balanço certo e a qualidade do movimento. O comentário artístico e crítico, entretanto, geralmente acha o jazz uma dança de pouco valor coreográfico, por ser uma mistura de vários estilos pessoais derivados de um processo de improvisação, que organizados formam uma coreografia.    
  

História do Jazz Dance 

   No início, nas viagens dos navios negreiros da África para os Estados Unidos, os negros que não morriam de doenças eram obrigados a dançar para manterem a saúde.    As danças tradicionais dos senhores brancos eram as mais polcas, as valsas e as quadrilhas, e os negros os imitavam para ridicularizá-los, mas dançavam de acordo com a visão que tinham de sua cultura européia, e misturando um pouco com as danças que conheciam, utilizando instrumentos de sua cultura. Dessa forma, surgiu o jazz, que era uma mistura da imitação dos ritmos europeus com os costumes naturais dos negros.
  
   No início deste século, as danças afro-americanas começaram a entrar para os salões, e a sofrer novas influências: do can-can e do charleston, principalmente. Logo, essa dança que se pode até chamar de "mista", tomou conta dos palcos da Broadway, se transformando na conhecida comédia musical que, por volta sua vez, é o segundo nome dado à dança mais conhecida como jazz.
    












Jack Cole (1911-1974)
Jack Cole é mais conhecido como O Pai do Jazz Dance. Começou pela dança moderna, com Ruth Saint Dennis e Ted Shawn, e durante a era da depressão norte-americana, trocou a dança moderna pela dança comercial, passando a fazer shows em nightclubs, posteriormente passando a trabalhar nos musicais da Broadway. 


O jazz dance já era conhecido naquela época, mas faltava técnica, e Cole foi o primeiro bailarino desta modalidade a fundir as técnicas da dança moderna aos movimentos “populares” do Jazz. A técnica Cole trabalha com pliés profundos, explosão dos movimentos, isolação muscular, sincopação, deslizes em trabalho de solo, ou seja, características ainda hoje mantidas no jazz e comuns em todas as aulas e à todas as diversas técnicas que foram posteriormente criadas. 

Cole também foi pioneiro em fundir à esta modalidade movimentos das danças orientais, principalmente indiana, seguindo a linha de seus professores em dança moderna da Dennishawn School. Jack coreografou diversos musicais na Broadway e também chegou à Hollywood, trabalhando como coreógrafo para cinema, em películas como Eles Preferem as Loiras, com Marilyn Monroe. Trabalhou também com outras estrelas da época como Humphrey Bogart, Rita Hayworth, Gwen Verdon, Matt Mattox e Mitzi Gaunor.

                                        
   
Curiosidades:
O jazz também traz outros benefícios para a saúde. “Essa dança modela o corpo, dá flexibilidade, aumenta a resistência, fortalece a musculatura dos braços, das pernas e do abdômen”, afirma  Simone Sant’ Anna, diretora educacional e artística da escola de dança Pulsarte, em São Paulo. Também dá ritmo, agilidade e rapidez de raciocínio.
Quer mais? O jazz ajuda a melhorar a autoestima, pois proporciona maior consciência corporal. “A dança leva a pessoa a um encontro consigo mesma por meio da identificação dos sentimentos que estão presentes em cada movimento expressado”, revela a professora.

 Videos


http://www.youtube.com/watch?v=Q8Io_7PohEs
http://www.youtube.com/watch?v=GaSRLZqSsTs
http://www.youtube.com/watch?v=eVb3a7e4Vkc
http://www.youtube.com/watch?v=RBdqfKbd3Co


Trabalho feito por Andressa Wu  N° 02

Nenhum comentário:

Postar um comentário