sábado, 10 de agosto de 2013

Mimica

O que é?


    Mímica é uma das formas de comunicação humana, normalmente conhecida como a arte de exprimir os pensamentos e/ou os sentimentos por meio de gestos, é dentro das artes cênicas, o estudo da ação física do homem em seu meio.
  Assim portanto, é uma classe de sematologia. Um mímico é alguém que utiliza movimentos corporais para se comunicar, sem a necessidade do uso da fala. A mímica enquanto expressão artística, como no caso da dança, se apresenta de várias formas e estilos, sendo mais conhecido a Pantomima, onde os artistas usam cara branca e se inspiram na figura do pierrot.

Como brincadeira?


    Basicamente, consiste em uma pessoa ter que representar somente utilizando-se da mímica, sem usar, portanto, quais quer códigos, letras ou palavras, uma entidade de sua escolha relativa a um assunto pré-determinado com os demais participantes. Pode ser um animal, um objeto, o nome de um filme, de uma pessoa, e outros.
   O restante dos participantes deve, então, tentar adivinhar qual a entidade que está sendo comunicada pela mímica. Quem acertar ganha alguma forma de prêmio.
   As variantes podem incluir limite de tempo para se acertar, formação de grupos, penalidades para quando ninguém acerta, e muito mais, dependendo da criatividade dos participantes.


 

Origem


    Segundo os gregos, existia uma deusa que estava diretamente relacionada à mímica, a Polímnia. Sua manifestação vem daqueles tempos, sendo utilizado no Teatro de Dionísio, em Atenas. Ela continuou a se desenvolver durante o Império romano, mas com seu fim os teatros foram fechados e proibidos durante a Idade Média.
   Foi com a Comedia Dell’arte que a mímica volta à tona. Como existiam diversos dialetos na Itália era difícil para os artistas conseguirem se apresentar e serem compreendidos. Por isso, no século XVI, eles começaram a utilizar a mímica a partir de uma concepção plástica do teatro.

   Com personagens cômicos que também utilizavam diversas estratégias de palco como acrobacias, eles estavam por todas as partes sendo acessíveis à todas as classes sociais. Eles eram conhecidos como Zanni.

   Os Zannis viajavam para diversos lugares por não terem a barreira do idioma e foram levando sua arte para o mundo, o que influenciou o desenvolvimento da mímica e também o cinema.


Tipos de mímica


    Existem dois tipos de mímica, a literal, a abstrata.
    A literal normalmente é usada na comédia e coloca um tema central de conflito com um personagem principal. Os espectadores tem clareza do que o ator está representando e da história.
   A mímica abstrata é intuitiva, representa mais as sensações e sentimentos do personagem e não tem uma história clara ou explícita.
        




Trabalho feito por Nicole nº25 

Nenhum comentário:

Postar um comentário