sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Hip Hop

O que é ?


   É um conjunto de manifestações artísticas e culturais terá surgido com um tal de Love Bug Starsky, que nos seus Raps costumava repetir "Hip Hop, you don't stop". Afirmando-se como uma forma de pacificação das guerras de gangs que assolavam o bairro nova-iorquino e negro do Bronx, o Hip Hop define-se como uma filosofia de não violência, de aceitação das diferenças expressa em Portugal com o já vulgarizado "tá-se bem", quer raciais quer ideológicas que não deixa no entanto de afirmar um discurso contestatário que chega, em muitos Raps e Graffitis, à incitação à violência. 



   Hip Hop é o nome usado para designar um movimento cultural surgido em Nova Iorque nos anos 70. Em termos músicais, engloba o Rap e o Scratching. O primeiro caracterizado pela vocalização contínua, em forma de discurso sincopado cujos temas versam por regra à denúncia de problemas sociais, o segundo pela a utilização de excertos de discos, que se fazem avançar e recuar manualmente, criando uma composição nova atravessada pelo som do scratch (arranhar) do vinil, estando também associado a um tipo de dança, o Breakdance, que teve a sua honra de glória em meados dos anos 80 e caiu entretanto em desuso (talvez porque, como o nome indica, o break, que significa partir, implicasse nos seus praticantes sérios riscos e lesões). 



Origem




   O Hip Hop surgiu na segunda metade do séc. XX, década de 70, num momento de uma grande crise econômica gerada pelo avanço da tecnologia. 
   Teve como fundador DJ Kool Herc, DJ Afrika Banbaataa ( como padrinho- que batizou o movimento cultural de Hip Hop), e James Brown como "avô" (James Brown era bastante influente para o povo negro norte americano). 

   Em meio a tanta confusão, um grupo de jovens artistas resolvem se divertirem criando festas comunitárias, e também mobilizaram a comunidade a se envolverem com uma série de expressões artísticas como a música, a dança e a pintura, eles ocupavam seu tempo ocioso de divertindo enquanto aprimoravam suas habilidades. As festas tinham som de batidas fortes, quem tocava nas festas eram DJs, um dos primeiros DJs foi Kool Herc.
   A partir dessas festas criaram várias batalhas de quem conseguia rimar melhor, dançar melhor e fazer mais variações com os toca-discos.
   Os adeptos do Hip Hop, se vestiam com roupas largas e bem coloridas, usavam adereços como bonés, correntes e medalhões, e muitos deixavam os cabelos no estilo Black Power.
   Surge aí uma esperança para diminuição do caos, a juventude que antes estava perdida encontraram nessa nova corrente que surgia uma oportunidade, uma alternativa para sair daquela triste situação.


Feito por Mariana com ajuda da Andressa e Nicole.

Nenhum comentário:

Postar um comentário