quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Samba

O que é?











samba é uma forma de dança originária do Brasil, a partir de danças rituais africanas
É ligada ao ritmo musical de mesmo nome, e que é muito praticada principalmente por passistas de escolas de samba tocado com instrumentos de percussão (tambores, surdos timbau) e acompanhados por violão e cavaquinho.                                                            

Origem


  Apesar do samba existir em todo o país - especialmente nos Estados da Bahia, do Maranhão, de Minas Gerais e de São Paulo - sob a forma de diversos ritmos e danças populares regionais que se originaram do batuque, o samba como género é uma expressão musical urbana do Rio de Janeiro, onde de facto nasceu e se desenvolveu entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX. Foi no Rio de Janeiro, que a dança praticada pelos escravos baianos migrados entrou em contato e incorporou outros géneros musicais tocados na cidade (como a polca, o maxixe, o lundu, o xote, entre outros), adquirindo um caráter totalmente singular e criando o samba carioca urbano e carnavalesco.


Benefícios da Dança Samba

   Depois que você aprender como sambar, você pode desfrutar de diversos benefícios de saúde. Dançando samba envolve o movimento constante que vai aumentar a sua frequência cardíaca e melhorar a sua circulação sanguínea. Ao fazer isso, você também pode queimar calorias na pista de dança. Dançando o samba é também um exercício de baixo impacto que pode ser muito divertido. Esta dança pode ajudar a quebrar a monotonia de qualquer rotina de exercícios chata.


O Básico do Samba

   O básico do samba envolve manter as pernas retas e empurrando todo seu peso para um dos lados do seu corpo antes de passar para o outro lado. De lá, você pode começar a pôr a tónica em empurrar o quadril durante a mudança de peso. Como você se torna mais avançado, você vai aprender a chutar cada um de seus pés para cima antes de transferir o peso para um lado particular. Embora possa parecer difícil e pode ser difícil de seguir por causa do ritmo rápido que é estilo de samba, é possível pegar o jeito da dança depois de apenas algumas sessões.

Feito por  Andressa.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Soltinho

O que é ?

               É uma combinação de movimentos de várias dessas danças americanas de ritmo agitado,  movimentos esses  adaptados e modificados pela criatividade dos dançarinos.

Origem

     O “soltinho” dançado por nós,Brasileiros, na verdadeé constituído de uma mistura de figuras e passos característicos das danças que acabamos dimencionar – um pouco de rock, um pouco de swing, um pouco de foxtrote, etc.
   Não sabemos ao certo onde e como o soltinho foi criado, mais que foi aqui no Brasil, isso não há dúvidas. Em nossa pesquisa encontramos a dança como uma variação do Eastern Country Swing Americano, sendo que o soltinho tem a marcação do passo básico para os dois lados. Também foi chamado em algumas fontes de swing ou rock brasileiro. É uma dança que junta a ginga e o improvisação brasileira ao rock e o swing dos EUA.

   No Rio de Janeiro o soltinho começou a ser dançado a partir da década de 80. Nos salões paulistanos ele começou a ser dançado no início da década de 90, pegando carona com o sucesso do samba de gafieira e do bolero vindos do Rio de Janeiro. O ritmo é contagiante pela sua relativa facilidade no aprendizado (não necessita da técnica do samba de gafieira ou do tango), pelos giros e alegria dos passos e pela improvisação no estilo. Além disso, o soltinho pode substituir outras danças: pode se dançar um swing, um rock lento ou mesmo um fox-trot.
   Resumindo tudo, para se esbaldar com o soltinho o mais importante é a sua inspiração, alegria e vontade de dançar e é claro aquela música que faz seus pés se movimentarem sozinhos e que no embalo leva todo seu corpo para o salão.

Pesquisado por Thamires; Nicole; Andressa; Montado por Andressa

Zouk

O que é ?

   O zouk - que significa festa - é um gênero musical típico das Antilhas francesas (Martinica e Guadalupe) e da Guiana Francesa. Nos países de expressão francesa ele é cantado, principalmente, em dialeto crioulo. Por isso, muitos passaram a acreditar que a música e a dança seriam francesas. Tanto que por algum tempo, quando a moda de dançar lambada estava em seu auge, o zouk era chamado pelos brasileiros de lambada francesa. 


Origem


   No Brasil, utiliza-se a música Zouk para dançar uma dança 100% brasileira: a lambada. Quando a lambada explodiu nos anos 90, era comum se dançar ao som de Kaoma, Beto Barbosa e Sidney Magal. Porém, depois de algum tempo, a produção musical tornou-se cada vez mais escassa. Sendo assim, os dançarinos passaram a adotar o zouk como música para se dançar a antiga lambada. A dança portanto sofreu algumas modificacoes para se adaptar a nova música. A lambada era muito rápida e frenética, impossibilitando muitos passos que existem hoje. Já o zouk é mais lento e sensual. 
   A dança zouk brasileira possui hoje vários estilos entre eles, o Tradicional, o Zouk Love, o Neozouk e o Soulzouk. É preciso ter muito cuidado para não confundir a música com a dança. A dança zouk brasileira pode ser dançada com diversos ritmos: músicas Árabes, kizomba, Hip hop, R&B Contemporâneo e Reggaeton. 
   A lambada (tradicional, dos anos 80) no estilo de Porto Seguro resiste em locais como Porto Alegre, São Paulo, Porto Seguro, Arraial D´Ajuda, Londres, Buenos Aires e Barcelona. 



Pesquisado por Andressa; Thamires e Nicole; Montado por Andressa

Rumba


O que é ?

   A Rumba é uma derivação mais lenta do cha cha cha, também de origem cubana, mas com influências de ritmos africanos. é muitas vezes apelidada de “dança do amor”.

Origem 


   Este estilo de dança Teve sua origem com a chegada de tribos africanas, trazidas a Cuba pelos Espanhóis, mais precisamente na região de Quimbundo, Crioula e Guiné. Nessa altura, as danças dessas regiões eram inspiradas nos movimentos de animais (como o galo) e em situações do quotidiano. Agrupavam-se numa exagerada combinação de movimentos do corpo em detrimento dos pés.

   A melodia era considerada menos importante do que o complexo cruzamento de ritmos produzidos pela percussão dos mais variados objetos do dia-a-dia. Os negros na altura, encontrando-se em tempos de escravidão, não poderiam mostrar as suas danças á população. Com a abolição da escravatura em Cuba em 1886, os negros escravos mudaram-se para a periferia das pequenas aldeias e cidades e trabalhavam nos pequenos negócios da cidade. Neste contexto, surgiu a festa chamada rumba (fiesta), com tal impacto que a palavra rumbeiro se utiliza para designar uma pessoa festeira, e rumbear, a atividade festiva intensa.
   Devido à pobreza, os instrumentos utilizados na rumba eram os móveis e utensílios da casa e do trabalho diário; em pouco tempo, passou-se a utilizar as caixas usadas na importação do bacalhau pela sua boa madeira. Tais caixas foram a inspiração para o modelo hoje utilizado chamado "cajón".



   A rumba possui quatro estilos:


• La Columbia

   Rumba rápida que dança um homem só. Consiste em movimentos acrobáticos e compulsivos. 

• El Guaguancó
   O estilo mais importante da rumba, caracterizado por descrever um jogo de atracção e repulsão entre o casal. O homem trata de "vacunar" (ou conquistar) a mulher com gestos pélvicos possessivos, enquanto ela se cobre para evitar ser "vacunada" (conquistada).
• El Yambú
   Rumba lenta onde os dançarinos fazem gestos próprios ao mesmo tempo; não se fazem gestos pélvicos possessivos, de conquista.
• La Conga
   Estilo dançado principalmente em período de festas carnavalescas. Os dançarinos dançam pelas ruas de costas para o par, fazendo movimentos circulares e repetidos, sem muita variação de passos, vestidos como personagens.

Pesquisado por Thamires, Nicole e Andressa ;Montado por Andressa.

domingo, 11 de agosto de 2013

Cinema

O que é?

   É a técnica e a arte de fixar e de reproduzir imagens que suscitam impressão de movimento, assim como a indústria que produz estas imagens. As obras cinematográficas são produzidas através da gravação de imagens do mundo com câmeras adequadas, ou pela sua criação utilizando técnicas de animação ou efeitos visuais específicos. 
   Os filmes são assim constituídos por uma série de imagens impressas em determinado suporte, alinhadas em sequência, chamadas fotogramas. Quando essas imagens são projetadas de forma rápida e sucessiva, o espectador tem a ilusão de observar movimento. A cintilação entre os fotogramas não é apercebida devido a um efeito conhecido como persistência da visão: o olho humano retém uma imagem durante uma fração de segundo após a sua fonte ter saído do campo da visão. O espectador tem assim a ilusão de movimento, devido a um efeito psicológico chamado movimento beta.
   O cinema é um artefato cultural criado por determinadas culturas que nele se refletem e que, por sua vez, as afetam. É uma arte poderosa, é fonte de entretenimento popular e, destinando-se a educar ou doutrinar, pode tornar-se um método eficaz de influenciar os cidadãos. É a imagem animada que confere aos filmes o seu poder de comunicação universal. Dada a grande diversidade de línguas existentes, é pela dublagem (dobragem) ou pelas legendas, que traduzem o diálogo noutras línguas, que os filmes se tornaram mundialmente populares.

Origem


   A origem da palavra "cinema" deve-se à circunstância de ter sido o cinematógrafo o primeiro equipamento utilizado para filmar e projetar. Por metonímia, a palavra também se refere à sala onde são projetadas obras cinematográficas.
   O uso da película para a produção de filmes encontra-se em recessão. O cinema digital está em plena expansão desde meados da primeira década do séc. XXI, tanto na tomada de vistas como na projeção. O digital permite, além disso, que os filmes circulem fora dos circuitos tradicionais de distribuição, entre particulares e instituições.

Cinema Mudo


   Um filme mudo é um filme que não possui a trilha sonora de acompanhamento que corresponde diretamente às imagens exibidas, sendo esta lacuna substituída normalmente por músicas ou rudimentares efeitos sonoros executados no momento da exibição. Nos filmes mudos para o entretenimento, o diálogo é transmitido através de gestos suaves, mímica e letreiros explicativos. 
   A ideia de combinar filmes com sons gravados é quase tão antiga quanto o próprio cinema, mas antes do fim dos anos 20, os filmes eram mudos em sua maior parte, devido à inexistência de tecnologia para tornar isso possível. Os anos anteriores à chegada do som ao cinema são conhecidos como "era muda" ou “era silenciosa” entre os estudiosos e historiadores. Considera-se que a arte cinematográfica atingiu a maturidade plena antes da substituição dos filmes mudos por "filmes sonoros" e alguns cinéfilos defendem que a qualidade dos filmes baixou durante alguns anos, até que o novo meio sonoro estivesse totalmente adaptado ao cinema. A qualidade visual dos filmes mudos - especialmente aqueles produzidos na década de 1920 - muitas vezes foi alta. No entanto, há um equívoco extensamente divulgado sobre esses filmes serem primitivos e mal assistos para os padrões modernos . Este equívoco resulta de filmes mudos sendo reproduzidos na velocidade errada e em estado deteriorado. Muitos desses filmes mudos existem apenas em cópias de segunda ou terceira geração, muitas vezes copiadas do estoque de filmes já danificado e negligenciado.





Feito por Nicole e Thamires.

sábado, 10 de agosto de 2013

Dança de Salão

O que é?

   Dança de salão refere-se a diversos tipos de danças executadas por um par de dançarinos. As danças de salão são praticadas socialmente, como forma de entretenimento, integração social e competitivamente como Desporto. Alguns dos tipos de dança de salão foram desenvolvidas no Brasil, como, por exemplo: o forró (do Nordeste), o samba de gafieira, o maxixe entre outras.

Origem

   A Dança de Salão tem origem nos bailes das cortes reais na Europa, tomando forma na corte do Rei Luís XIV, na França. É possível que abraço lateral venha do fato de que, na época, os soldados carregavam a espada no lado esquerdo, como é mostrado nas imagens de Il Ballarino, de Fabrittio Caroso. Também era evidente a postura clássica, ereta e com o torso fixo, como no ballet, que tem a mesma origem.
   A dança de casal foi levada pelos colonizadores para as diversas regiões das Américas, onde deu origem às muitas variedades, à medida que se mesclava às formas populares locais: tango na Argentina, maxixe, que deu origem ao samba de gafieira, no Brasil, a habanera, que deu origem a diversos ritmos cubanos, como a salsa, o bolero, a rumba etc.

  




Montado por Nicole e Thamires

Mimica

O que é?


    Mímica é uma das formas de comunicação humana, normalmente conhecida como a arte de exprimir os pensamentos e/ou os sentimentos por meio de gestos, é dentro das artes cênicas, o estudo da ação física do homem em seu meio.
  Assim portanto, é uma classe de sematologia. Um mímico é alguém que utiliza movimentos corporais para se comunicar, sem a necessidade do uso da fala. A mímica enquanto expressão artística, como no caso da dança, se apresenta de várias formas e estilos, sendo mais conhecido a Pantomima, onde os artistas usam cara branca e se inspiram na figura do pierrot.

Como brincadeira?


    Basicamente, consiste em uma pessoa ter que representar somente utilizando-se da mímica, sem usar, portanto, quais quer códigos, letras ou palavras, uma entidade de sua escolha relativa a um assunto pré-determinado com os demais participantes. Pode ser um animal, um objeto, o nome de um filme, de uma pessoa, e outros.
   O restante dos participantes deve, então, tentar adivinhar qual a entidade que está sendo comunicada pela mímica. Quem acertar ganha alguma forma de prêmio.
   As variantes podem incluir limite de tempo para se acertar, formação de grupos, penalidades para quando ninguém acerta, e muito mais, dependendo da criatividade dos participantes.


 

Origem


    Segundo os gregos, existia uma deusa que estava diretamente relacionada à mímica, a Polímnia. Sua manifestação vem daqueles tempos, sendo utilizado no Teatro de Dionísio, em Atenas. Ela continuou a se desenvolver durante o Império romano, mas com seu fim os teatros foram fechados e proibidos durante a Idade Média.
   Foi com a Comedia Dell’arte que a mímica volta à tona. Como existiam diversos dialetos na Itália era difícil para os artistas conseguirem se apresentar e serem compreendidos. Por isso, no século XVI, eles começaram a utilizar a mímica a partir de uma concepção plástica do teatro.

   Com personagens cômicos que também utilizavam diversas estratégias de palco como acrobacias, eles estavam por todas as partes sendo acessíveis à todas as classes sociais. Eles eram conhecidos como Zanni.

   Os Zannis viajavam para diversos lugares por não terem a barreira do idioma e foram levando sua arte para o mundo, o que influenciou o desenvolvimento da mímica e também o cinema.


Tipos de mímica


    Existem dois tipos de mímica, a literal, a abstrata.
    A literal normalmente é usada na comédia e coloca um tema central de conflito com um personagem principal. Os espectadores tem clareza do que o ator está representando e da história.
   A mímica abstrata é intuitiva, representa mais as sensações e sentimentos do personagem e não tem uma história clara ou explícita.
        




Trabalho feito por Nicole nº25 

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Sapateado


O que é ?


   Sapateado é um estilo de dança,originalmente irlandesa, na qual os dançarinos produzem sons sincopados, ritmados com os pés.                       

Origem


   Sabe-se muito pouco a respeito das origens do sapateado: algumas das suas primeiras manifestações datam de meados do século V. Posteriormente, desenvolveu-se a partir do período da primeira Revolução Industrial. Os operários costumavam usar tamancos (clogs) para isolar a umidade que subia do solo e, nos períodos livres, reuniam-se nas ruas para exibir sua arte: quem fizesse o maior e mais variado número de sons com os pés, de forma mais original, seria o vencedor. Por volta de 1800, os sapatos foram adaptados especialmente para esta dança. O calçado era mais flexíveis, feito de alumínio, e moedas eram fixadas à sola, para que o som fosse mais limpo. Mais tarde, finas placas de pedra (taps) passaram a ser fixadas no lugar das moedas, o que aumentou ainda mais a qualidade do som.
   Nos Eua desenvolveu-se o chamado sapateado americano, introduzido no país por volta da primeira metade do século 19, na fusão que uniu ritmos e danças dos escravos, que já possuiam um estilo de dança próprio baseado nos sons corporais, com os estilos de sapateado praticados pelos imigrantes irlandeses e colonizadores ingleses.

Curiosidades


   O Sapateado faz muito bem para a saúde e é recomendado para pessoas de qualquer tipo físico. É indicado a partir dos 4 anos de idade, com muito trabalho lúdico e desenvolvimento rítmico e da criatividade. Traz inúmeros benefícios para o corpo, fortalece o abdomem com os saltos, que exigem boa postura e fortalecimento deste local. Trabalha panturrilha e coxas, além de várias regiões como braços, que atuam na sustentação do corpo e equilíbrio.


Sites de Vídeos 



http://www.youtube.com/watch?v=6WoFzowBh3U
http://www.youtube.com/watch?v=8YtQAJQlpsw
http://www.youtube.com/watch?v=lTN-NPtNOHU
http://www.youtube.com/watch?v=qcs09ZaskiM


Trabalho feito por Andressa Ferreira N° 02

Ballet


O que é ?

   O ballet é um tipo de dança influente a nível mundial que possui uma forma altamente técnica e um vocabulário próprio. Este gênero de dança é muito difícil de dominar e requer muita prática. Ele é ensinado em escolas próprias em todo o mundo, que usam suas próprias culturas e sociedades para informar esse tipo de arte. As diferentes técnicas de balé, entre elas mímica e atuação, são coreografadas e realizadas por artistas formados e também acompanhadas por arranjos musicais (geralmente de orquestra mas, ocasionalmente, vocal). É um estilo equilibrado de dança que incorpora as técnicas fundamentais para muitas outras formas de dança. A sua forma mais conhecida é o balé romântico ou "Ballet Blanc", que valoriza a bailarina em detrimento de qualquer outro elemento, focando no trabalho de pontas, fluidez e movimentos acrobáticos precisos. Esta forma utiliza como figurino o convencional tutu francês de cor branca.




Origem

   O ballet surgiu nas cortes italianas, no começo do século 16, ainda que não se saiba de onde veio à inspiração para os seus passos e coreografias. A palavra francesa ballet teve origem a partir do termo italiano balletto ("dancinha", "bailinho"). Naquela época, era uma diversão muito apreciada pela nobreza local.
   Devido à tamanha admiração pela dança a princesa italiana Catarina de Médici (1519-1589) passou a introduzir o balé numa nova corte quando se casou com o rei da França Henrique II. A dança só se desenvolveu realmente quando chegou entre os franceses, que espalharam seu sotaque em tudo o que envolve essa arte.

Os cinco movimentos marcam o início ou o fim de todos os passos

1. Os braços semiflexionados formam quase um círculo, com as mãos voltadas uma para a outra um pouco abaixo do peito. Os pés precisam estar bem abertos, com os calcanhares se tocando

   2. Aqui os pés ficam bem abertos, como na posição anterior, mas devem estar afastados um do outro. Os braços semiflexionados são abertos ao lado do corpo sem ultrapassar a altura dos ombros

   3. Das posições básicas do balé, essa é a menos utilizada. Uma perna permanece à frente da outra, com o calcanhar da primeira perna tocando o meio do pé que está atrás. Um dos braços fica como na posição 1 e o outro é aberto para o lado como na posição 2

   4. As pernas permanecem uma na frente da outra, como na posição anterior. A diferença é que os pés se afastam 30 centímetros. Os dois braços são mantidos semiflexionados, mas um deles é erguido acima da cabeça

   5. Com uma perna à frente da outra, o calcanhar do pé da frente fica na altura da ponta do pé de trás. Aqui os dois braços devem ser erguidos ao mesmo tempo, mantendo as mãos distantes quatro dedos uma da outra.





Bailarinas Famosas:



-Agripina Yakovlevna VaGganova (1879- 1951)

-Ana Botafogo 
-Anna Pavlova
-Altynai Asylmuratova
-Diaghilev
-Fanny Elssler

-George Balanchine
-jean-Georges Noverre
-Márcia Haidée
-Marie Taglioni
-Marius Petipa
-Mikhail Baryshnikov
-Olga Chenchikova


Trabalho feito por Gabrielle ajudado por Andressa e Nicole.

Hip Hop

O que é ?


   É um conjunto de manifestações artísticas e culturais terá surgido com um tal de Love Bug Starsky, que nos seus Raps costumava repetir "Hip Hop, you don't stop". Afirmando-se como uma forma de pacificação das guerras de gangs que assolavam o bairro nova-iorquino e negro do Bronx, o Hip Hop define-se como uma filosofia de não violência, de aceitação das diferenças expressa em Portugal com o já vulgarizado "tá-se bem", quer raciais quer ideológicas que não deixa no entanto de afirmar um discurso contestatário que chega, em muitos Raps e Graffitis, à incitação à violência. 



   Hip Hop é o nome usado para designar um movimento cultural surgido em Nova Iorque nos anos 70. Em termos músicais, engloba o Rap e o Scratching. O primeiro caracterizado pela vocalização contínua, em forma de discurso sincopado cujos temas versam por regra à denúncia de problemas sociais, o segundo pela a utilização de excertos de discos, que se fazem avançar e recuar manualmente, criando uma composição nova atravessada pelo som do scratch (arranhar) do vinil, estando também associado a um tipo de dança, o Breakdance, que teve a sua honra de glória em meados dos anos 80 e caiu entretanto em desuso (talvez porque, como o nome indica, o break, que significa partir, implicasse nos seus praticantes sérios riscos e lesões). 



Origem




   O Hip Hop surgiu na segunda metade do séc. XX, década de 70, num momento de uma grande crise econômica gerada pelo avanço da tecnologia. 
   Teve como fundador DJ Kool Herc, DJ Afrika Banbaataa ( como padrinho- que batizou o movimento cultural de Hip Hop), e James Brown como "avô" (James Brown era bastante influente para o povo negro norte americano). 

   Em meio a tanta confusão, um grupo de jovens artistas resolvem se divertirem criando festas comunitárias, e também mobilizaram a comunidade a se envolverem com uma série de expressões artísticas como a música, a dança e a pintura, eles ocupavam seu tempo ocioso de divertindo enquanto aprimoravam suas habilidades. As festas tinham som de batidas fortes, quem tocava nas festas eram DJs, um dos primeiros DJs foi Kool Herc.
   A partir dessas festas criaram várias batalhas de quem conseguia rimar melhor, dançar melhor e fazer mais variações com os toca-discos.
   Os adeptos do Hip Hop, se vestiam com roupas largas e bem coloridas, usavam adereços como bonés, correntes e medalhões, e muitos deixavam os cabelos no estilo Black Power.
   Surge aí uma esperança para diminuição do caos, a juventude que antes estava perdida encontraram nessa nova corrente que surgia uma oportunidade, uma alternativa para sair daquela triste situação.


Feito por Mariana com ajuda da Andressa e Nicole.

Jazz Dance


O que é ?


   O jazz Dance é uma das mais importantes formas de se expressar artísticamente, recebendo modos de diversos outros estilos e princípios técnicos do ballet e dança contemporânea.  O jazz tem certas características marcantes, incluindo a isolação, uma explosão de energia que se irradia dos quadris e um ritmo pulsante que dá o balanço certo e a qualidade do movimento. O comentário artístico e crítico, entretanto, geralmente acha o jazz uma dança de pouco valor coreográfico, por ser uma mistura de vários estilos pessoais derivados de um processo de improvisação, que organizados formam uma coreografia.    
  

História do Jazz Dance 

   No início, nas viagens dos navios negreiros da África para os Estados Unidos, os negros que não morriam de doenças eram obrigados a dançar para manterem a saúde.    As danças tradicionais dos senhores brancos eram as mais polcas, as valsas e as quadrilhas, e os negros os imitavam para ridicularizá-los, mas dançavam de acordo com a visão que tinham de sua cultura européia, e misturando um pouco com as danças que conheciam, utilizando instrumentos de sua cultura. Dessa forma, surgiu o jazz, que era uma mistura da imitação dos ritmos europeus com os costumes naturais dos negros.
  
   No início deste século, as danças afro-americanas começaram a entrar para os salões, e a sofrer novas influências: do can-can e do charleston, principalmente. Logo, essa dança que se pode até chamar de "mista", tomou conta dos palcos da Broadway, se transformando na conhecida comédia musical que, por volta sua vez, é o segundo nome dado à dança mais conhecida como jazz.
    












Jack Cole (1911-1974)
Jack Cole é mais conhecido como O Pai do Jazz Dance. Começou pela dança moderna, com Ruth Saint Dennis e Ted Shawn, e durante a era da depressão norte-americana, trocou a dança moderna pela dança comercial, passando a fazer shows em nightclubs, posteriormente passando a trabalhar nos musicais da Broadway. 


O jazz dance já era conhecido naquela época, mas faltava técnica, e Cole foi o primeiro bailarino desta modalidade a fundir as técnicas da dança moderna aos movimentos “populares” do Jazz. A técnica Cole trabalha com pliés profundos, explosão dos movimentos, isolação muscular, sincopação, deslizes em trabalho de solo, ou seja, características ainda hoje mantidas no jazz e comuns em todas as aulas e à todas as diversas técnicas que foram posteriormente criadas. 

Cole também foi pioneiro em fundir à esta modalidade movimentos das danças orientais, principalmente indiana, seguindo a linha de seus professores em dança moderna da Dennishawn School. Jack coreografou diversos musicais na Broadway e também chegou à Hollywood, trabalhando como coreógrafo para cinema, em películas como Eles Preferem as Loiras, com Marilyn Monroe. Trabalhou também com outras estrelas da época como Humphrey Bogart, Rita Hayworth, Gwen Verdon, Matt Mattox e Mitzi Gaunor.

                                        
   
Curiosidades:
O jazz também traz outros benefícios para a saúde. “Essa dança modela o corpo, dá flexibilidade, aumenta a resistência, fortalece a musculatura dos braços, das pernas e do abdômen”, afirma  Simone Sant’ Anna, diretora educacional e artística da escola de dança Pulsarte, em São Paulo. Também dá ritmo, agilidade e rapidez de raciocínio.
Quer mais? O jazz ajuda a melhorar a autoestima, pois proporciona maior consciência corporal. “A dança leva a pessoa a um encontro consigo mesma por meio da identificação dos sentimentos que estão presentes em cada movimento expressado”, revela a professora.

 Videos


http://www.youtube.com/watch?v=Q8Io_7PohEs
http://www.youtube.com/watch?v=GaSRLZqSsTs
http://www.youtube.com/watch?v=eVb3a7e4Vkc
http://www.youtube.com/watch?v=RBdqfKbd3Co


Trabalho feito por Andressa Wu  N° 02

Dança Bolero

O que é?

   O bolero, a princípio, era executado com acompanhamento de castanholas, violão e pandeiro, tal qual o fandango, enquanto o casal dançava sem se tocar, com sensuais movimentos de aproximação e afastamento.
     Assim como o bolero influenciou o Mambo, Chá-Chá-Chá e Salsa e ele também recebeu influência de outros ritmos como o Tango e apenas no Brasil, ele é dançado da forma como o conhecemos nos dias atuais com figurações, passos de efeito e dos muitos giros. Na maioria dos países latino-americanos ele é dançado de forma simples e lenta, sem muitas variações.   
    Portanto quando você ouvir a expressão “dois pra lá, dois pra cá”, com certeza estarão falando do bolero, pois essa é a base para se dançar esse ritmo que se desenvolveu, principalmente, em Cuba e outros países da América Central, México, República Dominicana, Porto Rico. Na Europa ele é mais conhecido como rumba lenta.
    O Bolero é uma dança agradável e elegante com música romântica com letras sentimentais e por isso permanece até nossos dias.


Origem

    Consta que seu nome deriva da palavra espanhola volero (devolar = voar) ou das bolinhas que eram usadas presas nos vestidos das dançarinas ciganas (boleras), que pareciam voar enquanto dançavam.
   Quanto à dança, sua origem é discutida: uma versão diz que se surgiu na Inglaterra passando pela França e Espanha com nomes variados (dança e contradança); outra versão, diz que veio do fandango - dança espanhola de origem árabe - muito popular, desde o século XVII e que fez sucesso no Brasil entre os séculos XVIII e XIX.
    Há, ainda, autores que apontam o bailarino espanhol Sebastian Cerezo como seu criador, em 1780, inspirado numa dança típica dos ciganos, fez uma variação baseada nas Seguidillas.


Trabalho feito por Amanda nº44